Criado há 10 anos pelo mestre Ivan Iwamoto, sargento do Corpo de Bombeiros do Acre e instrutor de defesa pessoal do Cieps (Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública), o projeto social Taekwondo, Dignidade e Respeito para com a Juventude é um verdadeiro aliado da comunidade no combate às drogas e à violência, além de propagador de boas práticas para o convívio em sociedade.
As aulas acontecem em uma quadra do conjunto Universitário, em Rio Branco, às segundas, terças e quintas-feiras. Tudo de graça. Atualmente mais de 50 alunos são alcançados pelo projeto.
“O nosso objetivo é oportunizar crianças e jovens da região do Distrito Industrial a prática esportiva, uma vez que o local era carente de atividades para crianças. Além de transmitir disciplina e respeito, o esporte transmite inúmeros valores, fazendo com que crianças fiquem longe das drogas e da criminalidade. Em 2022 o projeto foi aprovado pela Fundação Garibaldi Brasil, o que fez crescer ainda mais o número de praticantes que hoje ultrapassa os 50”, diz Ivan Iwamoto.
O mestre Ivan é auxiliado por Kleiton Moreira e Douglas Lopes, dois faixas pretas; três instrutores faixas vermelhas; Sérgio Iwamoto, Daniel Nunes e João Victor. Esses três últimos iniciaram a caminhada nas artes marciais no projeto e hoje ajudam Ivan Iwamoto nas aulas.