Preocupada com a saúde da população e garantir a assistência a todos que procuram o sistema municipal de saúde, a prefeitura de Rio Branco, por meio da secretaria Municipal de Saúde (Semsa), mantém um serviço virtual e eficiente para o atendimento das pessoas que apresentam qualquer sintoma de doença, incluindo Dengue e covid-19.
A plataforma de atendimento médico conhecida como “Telessaúde” garante ao usuário consulta médica e até marcação de exames por chamadas telefônicas com voz e vídeo, ou ainda por meio do chat online, que é gratuito e democrático. O serviço está sendo fortalecido pela nova gestão.
Entre os dias 1º de janeiro e 4 de fevereiro, segundo balanço parcial divulgado pela Diretoria de Regulação, Controle e Avaliação (DRCA) da Semsa, foram registrados mais de 15 mil atendimentos telefônicos ou por meio do bate-papo gratuito do serviço remoto da secretaria.
“Esse é um mecanismo que temos na Semsa, que garante a assistência remota aos nossos usuários da rede. Nós estamos fortalecendo esse importante instrumento de trabalho. Temos uma dezena de atendentes, fora a equipe de assistência que está dedicada a esse serviço assistencial”, comenta a enfermeira Graça Camurça, diretora do DRCA.
Segundo o balanço, apenas em janeiro foram registrados 12.296 atendimentos pelo canal de consultas ou marcação de exames. Em fevereiro, quase 3 mil registros foram feitos. Por meio do sistema remoto, os profissionais realizam a triagem e encaminham o usuário para o atendimentos dos médicos, enfermeiros, psicólogos e nutricionistas que compõem a equipe do Telessaúde.
COMO FUNCIONA
O atendimento pode ser feito de duas formas: via telefone, ligando para o (68) 3216-2400, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos finais de semana e feriados, das 8h às 17h, ou por chat nas redes sociais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) nesses mesmos horários.