Um tremor de terra de magnitude 6,5 com o epicentro localizado a cerca de 100 quilômetros a sudoeste da cidade Tarauacá, no interior do Acre, foi registrado às 19h55, horário local (21h55, horário de Brasília), informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
Segundo o USGS, o abalo sísmico se deu a uma profundidade de 616 quilômetros, portanto foi muito profundo. Terremotos perto da superfície com profundidade entre 10 e 20 quilômetros têm risco muito maior de produzir danos enquanto sismos muito profundos como este no Acre costumam ter efeitos menores na superfície.
Alguns moradores relataram que sentiram o tremor.
“Rapaz depois do jogo do Vasco a terra tremeu não sei ser foi por causa do gol do Figueiredo, sei que deu tremor de terra”, relatou Maria Monteiro.
“Fiquei com medo”, disse Ana Gabriela, também morada do município
Um segundo terremoto, réplica do tremor principal, com magnitude de 4,8 e a 603 quilômetros de profundidade, foi registrado às 20h53, informou o USGS.
Réplicas, normalmente abalos com menor intensidade, são comuns depois de um grande terremoto. Outro forte abalo tinha sido registrado na região no final do mês passado. No dia 26 de maio, um sismo de 7,2 de magnitude atingiu a região do Peru e Bolívia. O tremor na região de Puno, próximo da fronteira com a Bolívia, acabou sendo sentido no Chile, Equador, na capital boliviana La Paz e em Rio Branco, no Acre.