Um terremoto de magnitude 6,6 foi registrado no município de Tarauacá neste sábado, 20. A Agência de Pesquisa Geológica do país (USGS), responsável pelo monitoramento global de terremotos, reportou o evento.
O abalo sísmico ocorreu no noroeste do Estado, próximo à fronteira com o Peru, por volta das 16h31 (horário do Acre). O epicentro foi identificado a 614,5 quilômetros de profundidade, a uma distância de 124 km do município acreano.
Apesar da proximidade com Tarauacá, as autoridades informaram que o fenômeno não foi sentido no Acre, atribuído à considerável profundidade do abalo.
O terremoto deste sábado se destaca como um dos mais intensos já registrados. Em janeiro de 2019, os tarauacaenses vivenciaram um sismo com magnitude 6,8, conforme dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
Em junho de 2022, uma outra região fronteiriça entre Peru e Brasil foi impactada por um terremoto de magnitude 6,5. O evento ocorreu por volta das 22h no horário de Brasília, a uma profundidade de 616 km e a cerca de 111 km de Tarauacá.
Os tremores ocorrem porque a região está próxima da Cordilheira dos Andes, uma das zonas com maior atividade sísmica do planeta. Nos últimos 45 anos, houve cerca de 96 abalos sísmicos em um raio de 250 quilômetros de Tarauacá, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, nenhum com consequências graves.