..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

Thor Dantas comunica afastamento do Comitê Acre Sem Covid e lembra: “A emergência sanitária não acabou”

Thor Dantas comunica afastamento do Comitê Acre Sem Covid e lembra: “A emergência sanitária não acabou”

Por meio das redes sociais, o médico infectologista Thor Dantas, que desde o início da pandemia há dois anos virou referência no combate a covid-19, comunicou seu afastamento do Comitê Acre Sem Covid.

“Considero ter conseguido, nos últimos dois anos, contribuir significativamente com a sociedade acreana nesse difícil período em que vivemos a mais grave crise sanitária de toda uma geração”, diz.

Abaixo o texto na íntegra do infectologista:

Prezada Reitora, Profa Guida Aquino, Secretária estadual de saúde Dra. Paula Mariano e colegas do Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 do Estado do Acre.

Comunico respeitosamente minha decisão pessoal de me afastar das atividades do referido comitê a partir dessa data.

Considero ter conseguido, nos últimos dois anos, contribuir significativamente com a sociedade acreana nesse difícil período em que vivemos a mais grave crise sanitária de toda uma geração.

Período de muita dor, temor e incertezas que nos desafiou ao limite de nossa coragem, inteligência, resiliência e sentimento de proteção individual e coletivo.

Com a sensação de dever cumprido, no atual momento epidemiológico, administrativo e político, penso que talvez a finalidade para a qual o CAE foi criado essencialmente não parece mais existir.

Para mim, médico, infectologista, pensador contumaz e observador atento que sempre fui, esse período pandêmico tem sido também uma oportunidade única de mais, e melhor, aprender sobre a Medicina e o comportamento humano, aos quais intensamente me dedico já há quase 25 anos, mas também sobre planejamento, gestão, gerenciamento de crise e política.

Estarei sempre a disposição da sociedade em geral, e das instâncias administrativas em particular, para toda e qualquer contribuição que ainda vier a ser necessária, independente de participação formal em qualquer comitê.

Embora dê sinais claros, e esperançosos, de que possa estar já transacionando para a condição de endemia em diversas regiões, a emergência sanitária da COVID ainda, de fato, não acabou. Nem tampouco estamos isentos de eventuais supressas e/ou recrudescências nesse caminho até o término definitivo da pandemia, que esperamos seja breve.

E acima de tudo, o mundo, e a visão que temos dele, mudou de forma decisiva e irreversível após tudo que vimos, sentimos, aprendemos e vivemos em nossa história recente.

Sigamos atentos, esperançosos e trabalhando.

Forte abraço!

Thor Dantas

Rio Branco, ACre, 07/04/2022