O médico infectologista e professor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Thor Dantas, saiu em defesa da vacinação contra a covid-19 em crianças de 5 a 11 anos de idade. Dantas usou como exemplo os Estados Unidos, especificamente a cidade de Nova York em que o número de crianças hospitalizadas pela covid aumentou.
“O número de crianças em NY hospitalizadas com Covid19 aumentou 4x nas últimas 3 semanas. Efeito da variante ômicron e da baixa vacinação nessa faixa. A história costuma se repetir”, disse o médico.
E reforçou a necessidade da vacinação no Brasil contra a doença para esta faixa etária. “Lá as autoridades insistem para os pais vacinarem seus filhos! Aqui deveríamos fazer o mesmo!”.
Recentemente, mesmo após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendar a aplicação da vacina da Pfizer para este grupo, o governo federal determinou a abertura de consulta pública no site do Ministério da Saúde. A consulta vai até o dia 2 de janeiro.
“A consulta vai ampliar a discussão e a colaboração de todos no processo de enfrentamento da pandemia de Covid-19. É com responsabilidade que as ações do Governo Federal são tomadas, principalmente quando tratam da segurança de nossas crianças”, afirmou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.