..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

Tremor de terra no Peru é sentido com forte intensidade em Cruzeiro do Sul e municípios do Vale do Juruá 

Tremor de terra no Peru é sentido com forte intensidade em Cruzeiro do Sul e municípios do Vale do Juruá 

De magnitude 8.0, o epicentro ocorreu a 75 quilômetros de Lagunas, no Peru e a 109.9 quilômetros de profundidade. Os dados são do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB).

Um forte terremoto atingiu a cidade de Cruzeiro do Sul às 2h41 da madrugada deste domingo. De magnitude 8.0, o epicentro ocorreu a 75 quilômetros do Distrito de Lagunas, na província peruana, Alto Amazonas, e a 109.9 quilômetros de profundidade. Mesmo longe da superfície, o abalo causou preocupação aos moradores dos municípios do Vale do Juruá. Os dados são do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB).

O ex-deputado Henrique Afonso, que reside em Cruzeiro do Sul, escreveu: “ainda se recuperando do susto com tremor de terra”.

Já o jornalista Wiliandro Derze afirmou ter sentido o abalo sísmico: “tremor de terra em Cruzeiro do Sul. Alguém mais sentiu?” e continuou: “aqui tudo tremeu”, relatou ele assustado. 

A publicação de Derze foi comentada por internautas de todo o Acre. O também jornalista Raylanderson Frota, que reside em Brasileia disse: “senti aqui em Brasileia também, meu amigo”.

Além de Brasileia e Porto Acre, o município amazonense de Boca do Acre também registrou o fenômeno. O jornalista Welisson Silva disse: “A mesma coisa aconteceu aqui em Boca do Acre e forte”, destacou.

O jornal peruano El Comercio, um dos mais antigos impressos do País, relatou que não há registro de vítimas ou prejuízos causados pelo terremoto. De acordo com o Instituto Geofísico do Peru (IGP). Hernán Tavera, diretor do Instituto, disse que a percepção de duração do tremor se deve a pronfundidade, inclusive o alcance dele em outros países como foi o caso do Brasil e do Equador onde registrou-se o evento sísmico.

EM CRUZEIRO DO SUL

A intensidade do tremor foi descrita por alguns moradores e hóspedes dos hotéis em Cruzeiro do Sul como aterrorizante. "Estava dormindo no hotel Hoyal e a cama começou a tremer. Quando um dos demais hóspedes avisou todo mundo que era terremoto e que todos tinham que sair do prédio. Foi um susto grande. Nunca tinha sentido um tremor de terra", contou o cinegrafista Juvenil Gomes.
Uma moradora da rua rua Floriano Peixoto pegou seus filhos e foi direto para a rua com medo de algum tipo de desmoronamento. "Estamos em uma espécie de morro aqui. Na hora do tremor acordei meus filhos e procurei ir para a rua, lugar que nada pudesse cair em cima da gente. Felizmente passou logo esse terremoto, mas ficamos muito assustados", relatou Francisca Silva.
As informações obtidas pelo Notícias da Hora é que o tremor durou mais de quatro minutos em Cruzeiro do Sul.