A assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) informou agora a pouco que os turistas brasileiros que estavam retidos em Puerto Maldonado deixaram a cidade peruana no início da manhã desta sexta-feira, 13.
O comboio de veículos com os 27 brasileiros segue escoltado por policiais da Polícia Nacional Peruana com o objetivo de chegar em Assis Brasil por volta de meio dia.
As informações são do Gabinete Gestão Integrada de Fronteiras (GGIF), da Sejusp, que conta com o apoio da equipe de policiais do major Oscar Daniel Soza Ramirez, comandante do Policiamento de Rodovias da Polícia Nacional do Peru.
De acordo com Ramirez, o bloqueio mais intenso, no povoado de Mavilla, foi debelado na noite desta quinta-feira, e em outros três pontos, o clima é de normalidade. Entre eles o de Ibéria, que na quarta-feira, 11, impediu o retorno dos brasileiros, no que foi a primeira tentativa de resgate.
Além da escolta da polícia peruana, em cada ponto de obstrução há policiais garantindo reforço para que não haja agressões ao comboio que levará os turistas até Assis Brasil, na fronteira com a cidade peruana de Iñapary (distante 310 quilômetros de Rio Branco).