O secretário de saúde, Alysson Bestene, aproveitou a inauguração da UPA de Cruzeiro do Sul para realizar visitas técnicas e institucionais na região. Logo na manhã de segunda, 18, Alysson teve um encontro com os gestores do Hospital Regional do Juruá. Foi tratada a provável renovação do contrato entre o governo do Estado e Associação Nossa Senhora da Saúde (Anssau), que administra a principal unidade hospitalar da região.
Durante a reunião do secretário com a irmã Nair, diretora geral, e o diretor técnico do Hospital do Juruá, Marcos Lima, foram debatidos alguns pontos do novo contrato que podem melhorar a produção e o atendimento à população.
“Faremos tudo de acordo com as leis vigentes. Mas como a Anssau é a única entidade da região sem fins lucrativos que atende os requisitos que precisamos para a gestão do Hospital do Juruá as possibilidades da continuidade da parceria com o governo são grandes”, ressaltou Alysson.
Por sua vez, Marcos Lima comprometeu-se em apresentar todo o histórico de funcionamento do hospital nos últimos anos num próximo encontro com o secretário em Rio Branco. Nessa reunião serão debatidos pontos a serem melhorados na gestão da unidade hospitalar.
Parcerias com as prefeituras
No gabinete da prefeitura de Cruzeiro do Sul, Alysson Bestene acertou uma parceria institucional com o prefeito Ilderlei Cordeiro. Ficaram acertados esforços conjuntos entre o Estado e o município para ajudar a debelar o surto de dengue. Também foram combinadas ações para otimizar o funcionamento da UPA recém-inaugurada.
“Se os municípios cumprirem a sua parte, todo o sistema de saúde funcionará melhor. É necessário um planejamento com todos os entes institucionais envolvidos para atender melhor a nossa população”, disse Alysson.
Ilderlei colocou-se disponível para as ações conjuntas
“Vamos somar as forças. A prefeitura tem equipamentos de exames que o governo não tem e pode haver uma complementação para todo o sistema público de saúde funcionar melhor. O secretário Alysson tem dado respostas positivas nas parcerias com o nosso município”, afirmou o gestor municipal.
Sebastião Corrêa, prefeito de Rodrigues Alves também participou do encontro e fez as suas solicitações para o secretário. Em seguida Alysson dialogou com o prefeito de Porto Walter, Zezinho Barbary, que pediu mais profissionais de saúde para atender as necessidades do seu município.
Reforma do Hospital de Mâncio Lima
O secretário de Saúde fez ainda uma rápida visita ao Hospital Abel Pinheiro de Mâncio Lima. A unidade hospitalar está passando por uma completa reestruturação das suas instalações. Alysson acredita que as obras poderão ser inauguradas até o final do ano.
O diretor Josianis Araújo Rodrigues acredita que com o novo prédio os 12 mil procedimentos mensais do Hospital Abel Pinheiro serão triplicados. Serão oferecidos 24 novos leitos para internação, além da unidade receber necrotério e banco de sangue. Todo esse investimento deverá desafogar os atendimentos do Hospital Regional do Juruá descentralizando as ações da saúde pública na região do Juruá.