As aulas das instituição de nível superior que atuam no Acre podem suspender as aulas tão logo se confirme o primeiro caso de pacientes acometidos com o coronavírus (Covid-19), o que ainda não aconteceu em sola acreano. As instituições já cogitam a possibilidade.
Na Universidade Federal do Acre (Ufac), por exemplo, foi instalado um comitê interno para avaliar os efeitos da pandemia de coronavírus. Mesmo sem casos registrados no Acre, a instituição de ensino superior avalia a necessidade de suspender ou não as aulas nos próximos dias.
O Centro Universitário Meta (Unimeta) também criou uma comissão especificamente para avaliar e decidir os próximos passos frente à propagação do novo coronavírus. Na tarde desta segunda-feira, dia 16, houve uma reunião, mas até a publicação dessa reportagem, não havia uma decisão fechada.
Já o Centro Universitário Uninorte destacou que ainda não trabalha com a possibilidade de suspensão das aulas, mas tem tomado medidas para minimizar os danos possíveis e está empenhada no trabalho de prevenção. A instituição emitiu nota sobre o assunto.
“Já tomamos algumas medidas imediatas [...] relacionadas à limpeza e ventilação dos ambientes, bem como a orientação dos colaboradores para manter as salas de aulas ventiladas, fazer higienização constante das mãos com água e sabão, além do uso de álcool em gel para manutenção da higiene”, pontuou a Uninorte.
A reportagem não conseguiu contato com a Assessoria de Imprensa da Faculdade da Amazônia Ocidental (Faao). Apesar das tentativas, a secretária preferiu não comentar e o setor responsável não atendeu às transferências de chamadas. Alunos da instituição questionam sobre as decisão a faculdade.