Entidade máxima do futebol decidiu expulsar russos das eliminatórias da Copa do Qatar após invasão da Ucrânia; medidas anteriores foram consideradas brandas
A Fifa decidiu banir a Rússia das eliminatórias da Copa do Mundo (foto), em razão da invasão da Ucrânia, informa o New York Times. Com isso, o país não poderá disputar o torneio, que será realizado no Qatar a partir de 21 de novembro deste ano.
A punição valerá para todas as seleções do país governado por Vladimir Putin, masculinas e femininas. De acordo com o jornal americano, a Uefa, entidade que comanda o futebol na Europa, endossará o banimento e excluirá os clubes russos que disputam seus torneios, como a Champions League.
O anúncio oficial da decisão já tomada por parte da Fifa e da Uefa estava previsto para as 14h30 desta segunda (28), no horário de Brasília.
Após sofrerem fortes críticas pelas punições brandas que haviam decidido aplicar à Rússia—apenas obrigar o país a competir como “União de Futebol da Rússia”, sem exibir sua bandeira ou ter o hino executado—, os dirigentes da Fifa optaram pela exclusão.
Ontem, a Federação Polonesa de Futebol (que, assim como Suécia e República Tcheca, se recusava a enfrentar os russos pelas eliminatórias da Copa), reiterou que não jogaria contra a equipe da Rússia, fosse qual fosse o nome adotado.