..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

Vacinação contra febre aftosa será suspensa no Acre em mais 15 Estados e no DF

Vacinação contra febre aftosa será suspensa no Acre em mais 15 Estados e no DF

O Acre, juntamente com 15 outros 15 Estados e o Distrito Federal, alcançou o status de área livre de febre aftosa, conforme declarado pela Portaria nº 665, de 21 de março de 2024, do Ministério da Agricultura e Pecuária. A partir de 2 de maio, a vacinação nessas regiões será interrompida.

Esta medida, em consonância com o Plano Estratégico do Plano Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PE-PNEFA), implica não apenas a suspensão da vacinação, mas também restrições à movimentação de animais e produtos dessas áreas para regiões onde a vacinação ainda é necessária.

O Brasil visa alcançar o status de livre de febre aftosa sem vacinação até 2026. Os Estados e o Distrito Federal deverão cumprem rigorosamente os critérios estabelecidos no Plano Estratégico, em conformidade com as diretrizes do Código Terrestre da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

No entanto, é importante ressaltar que Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas
não vão suspender a vacinação. Nesse Estados, as etapas de vacinação contra a febre aftosa em 2024 continuam nos meses de maio e novembro.