Meta é atender 147,6 mil alunos distribuídos em 597 unidades de ensino
A partir deste ano, alunos da rede pública de ensino do Acre só poderão ser matriculados mediante apresentação da carteira de vacinação. A medida, que atende a uma recomendação do Ministério Público Federal (MPF), será implementada pelas Secretarias de Educação tanto no âmbito estadual quanto municipal.
Segundo o secretário municipal de Saúde de Rio Branco, Alysson Bestene, a orientação é clara: gestores escolares devem exigir o cartão de vacinação no ato da matrícula. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes, reforçando a prevenção de doenças imunopreveníveis.
A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco informou que há cerca de 30 mil doses de vacinas disponíveis, incluindo:
* Febre amarela
* Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
* DTP (tríplice bacteriana)
* Meningocócica ACWY
* HPV
Já a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) recebeu, no primeiro semestre de 2025, um reforço de 78 mil doses para atender à demanda dos postos de saúde e fortalecer o Programa Saúde na Escola.
Imunizantes distribuídos pela Sesacre:
Vacina Doses recebidas
HPV 6 mil
Meningocócica ACWY 6 mil
Tríplice viral 12 mil
Febre amarela 10 mil
BCG 14 mil
Pentavalente 6 mil
Poliomielite 8 mil
Tétano 10 mil
Pneumocócica 10 6 mil.
O Programa Saúde na Escola tem como meta atender 147,6 mil alunos distribuídos em 597 escolas pactuadas nos 22 municípios acreanos. Para viabilizar a ampliação da cobertura vacinal, o Ministério da Saúde destinou recursos financeiros: R$ 1,1 milhão para as prefeituras e R$ 178,8 mil para o governo estadual.