O fisiculturista acreano Ramon Dino conquistou no último final de semana, o segundo lugar no Mr. Olympia 2023, o prestigiado campeonato de fisiculturismo, na categoria Classic Physique. Embora tenha ficado atrás apenas de Chris Bumstead, o campeão canadense, esta foi a terceira participação de Ramon no torneio, e seu desempenho demonstra dedicação e habilidades em constante evolução.
Dino fez sua estreia no Mr. Olympia em 2021, quando alcançou a quinta colocação na categoria. No ano passado, ele repetiu o feito, mas o campeonato ainda tinha o mesmo vencedor, Chris Bumstead, e o "Dinossauro do Acre" terminou em segundo lugar.
A dieta de um fisiculturista de elite é uma parte fundamental de seu treinamento e preparação para uma competição. Essa dieta pode variar significativamente de acordo com o período que antecede o torneio, as estratégias da equipe, as necessidades específicas do atleta, seu metabolismo, bem como suas forças e fraquezas individuais.
Antes de sua estreia no Mr. Olympia 2021, Ramon Dino compartilhou detalhes de sua alimentação 21 dias antes do evento. Vale ressaltar que a dieta de um atleta de alto nível é altamente personalizada, supervisionada por médicos e profissionais de saúde, e não é recomendada para amadores ou não atletas sem orientação adequada.
Aqui está a dieta completa de Ramon Dino:
9:00- 5 ovos inteiros e 3 fatias de pão com geleia sem açúcar
12:00- 200g de frango e vegetais
15:00- 300g de carne
18:00 - 300g de macarrão e 200g de peixe
21:00 - 250g de frango
00:00 - O inusitado toque de indulgência: 1 hambúrguer grande e 1 porção generosa de batata frita (não consumido diariamente, mas parte da estratégia ocasional).
Além das refeições, Ramon também consumia refrigerante sem açúcar e suco ao longo do dia, demonstrando a necessidade de manter a energia e a hidratação durante seu rigoroso regime de treinamento.
Para o atleta, a disciplina alimentar é a parte mais desafiadora. Em uma entrevista ao Flow Podcast, ele confessou que sua verdadeira paixão é a comida. "Gosto de comer muita besteira. Balas, chocolate nem tanto, mas tudo o que é besteira, coisa de padaria, quando eu posso, meu amigo. Quando você não pode, você fica com mais vontade ainda", comentou Dino.