..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

Vídeos mostram desespero em Manaus por falta de atendimento médico

Vídeos mostram desespero em Manaus por falta de atendimento médico

 

Três vídeos gravados por moradores de Manaus mostram o desespero da população diante da falta de atendimento médico em unidades públicas de saúde da cidade, em meio à pandemia do novo coronavírus.

A capital do Amazonas vive uma situação de colapso em seu sistema público de saúde. O estado tem a mais alta taxa de incidência do novo coronavírus do país: são 1.809 casos confirmados e 145 mortos pela covid-19, de acordo com o último balanço divulgado pelo Ministério da Saúde.

A veracidade dos vídeos foi confirmada pelo UOL com três fontes médicas e com uma pessoa que gravou uma das três filmagens. Todas as situações foram flagradas durante a noite de ontem em unidades sob a responsabilidade do governo do estado.

Nesta semana, uma outra gravação, revelada pela "Folha de S.Paulo", mostrou corredores e salas do hospital público João Lúcio com corpos à espera de remoção ao lado de pacientes e macas no chão.

A Susam (Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas) afirmou que "o avanço da pandemia de coronavírus no estado e o aumento rápido do número de casos sobrecarregou os serviços de saúde".

"Além da limitação de leitos, a capacidade de atendimento dos serviços de urgência e emergência está sendo afetada pelo afastamento de profissionais de saúde", disse o órgão, em nota.

A primeira gravação que o UOL teve acesso foi feita por Wollace Lima. Ele mostra seu pai, um idoso, deitado em maca dentro do SPA de São Raimundo, uma unidade de pronto atendimento do bairro da zona oeste de Manaus.

"Negligência médica aqui. Meu pai morrendo aqui. Não leito. Não tem urgência. Não tem enfermeiro. Não tem nada", diz ele no vídeo.

Na gravação vê-se outros pacientes deitados em leitos próximos a uma recepção e não dá visualizar profissionais de saúde nas proximidades. Por volta das 1h deste sábado, Wollace publicou o vídeo em seu perfil no Facebook e afirmou que seu pai havia morrido.

O UOL não teve acesso ao atestado de óbito do paciente para saber a causa. Pelo menos três pacientes com suspeita de covid-19 morreram na unidade na última noite.