..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

"Virada do ano no Acre será com chuvas torrenciais", diz Friale

"Virada do ano no Acre será com chuvas torrenciais", diz Friale

Chuvas intensas ocorrerão, neste sábado (28/12/2019) e no domingo, no Acre, em Rondônia, no Amazonas, em Mato Grosso, na Bolívia e no Peru.

No leste e no sul do Acre, onde se localizam as cidades de Rio Branco e Brasileia, entre outras, as chuvas intensas poderão ocorrer já a partir da noite desta sexta-feira. Chove muito desde esta sexta-feira, também, em Rondônia.

O calor vai continuar, mas a elevada umidade do ar, que vem do oceano Atlântico, deixa o tempo abafado e instável, com chuvas a qualquer hora, principalmente na parte da tarde e nas primeiras horas da noite.

Pode chover rápido em alguns pontos de Goiás e do Distrito Federal, não se descartando eventuais chuvas fortes.

 

Virada do ano com chuvas torrenciais

No último dia de 2019 e no primeiro de 2020, as condições atmosféricas estarão altamente favoráveis à ocorrência de chuvas intensas, que deverão ser torrenciais em muitas áreas, na maior parte do Acre (principalmente nas regiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira), de Rondônia (principalmente nas regiões de Porto Velho, Ariquemes e Guajará-Mirim) e no Amazonas (Humaitá, Lábrea e Boca do Acre), além do norte da Bolívia (Cobija e Riberalta) e do sul da região de selva do Peru (regiões de Porto Maldonado e Inapari).

A probabilidade de chover na noite da virada do ano é muito alta, principalmente nas cidades de Rio Branco, Brasileia, Sena Madureira, Porto Velho, Ariquemes, Guajará-Mirim, Boca do Acre, Humaitá e nas que se situam entre elas.

Estimamos acumulados de chuva, nos próximos 10 dias, acima de 150mm, na maioria dos municípios da região, principalmente em Rondônia, no Acre e no sul do Amazonas.

Chove forte, nos primeiros dias de 2020, também em Goiás e no Distrito Federal.

 

Alerta de transtornos à população

O mau tempo que se aproxima, com chuvas intensas, poderá provocar sérios transtornos à população de áreas vulneráveis, como inundação de ruas, transbordamentos de córregos e igarapés, queda de árvores e deslizamentos de terra.

O nível dos principais rios do Acre e das proximidades voltará a subir rapidamente. Alguns rios poderão transbordar nos primeiros cinco dias de janeiro.

 Assim, é importantíssimo que a população fique atenta, a fim de evitar maiores prejuízos ou transtornos.

 

Quais as causas de tanta chuva?

As causas de tanta chuva no início do próximo ano são a temperatura das águas superficiais do oceano Atlântico acima da média e a formação de dois sistemas atmosféricos, comuns no verão: a Alta da Bolívia (AB), sobre a Bolívia, e o Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN), desta vez sobre o leste da Bahia.

Estes dois sistemas, a Alta da Bolívia, girando no sentido anti-horário, e o Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, girando no sentido horário, são a combinação perfeita para a entrada de muita umidade sobre o centro da América do Sul e o sul e oeste da Amazônia Ocidental.