Recurso funciona de maneira similar ao envio de fotos e vídeos de visualização única
O WhatsApp passou a permitir que áudios enviados nas conversas sejam ouvidos apenas uma vez, desaparecendo após serem reproduzidos. O novo recurso acompanha a visualização única que já existe para fotos e vídeos.
O anúncio foi feito nesta quinta-feira (dia 8). De acordo com a empresa, a ideia é dar mais controle da privacidade aos usuários. O lançamento global está previsto para os próximos dias.
"Assim como todas as suas mensagens pessoais, o WhatsApp protege suas mensagens de voz com criptografia de ponta a ponta por padrão, e o recurso de visualização única é apenas mais um exemplo de nossa contínua inovação em privacidade", afirmou a empresa, em comunicado.
Como funciona?
Para enviar um áudio de visualização única, o usuário deve clicar no ícone do microfone e deslizar para cima, de modo a travar a gravação do áudio. A partir daí, basta clicar no ícone de "1", usado também no envio de fotos e vídeos de única reprodução.
Assim como esses outros recursos, não é possível encaminhar, salvar, favoritar nem compartilhar áudios enviados ou recebidos com o recurso de visualização única ativado. Além disso, se a pessoa não abrir a mensagem até 14 dias após o envio, o arquivo de mídia ficará indisponível na conversa.
Para que o recurso fique disponível, o usuário precisa manter o aplicativo atualizado.