..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

Xapuri tenta furar cronograma de vacinação contra a Covid-19, mas é barrada pelo PNI

Xapuri tenta furar cronograma de vacinação contra a Covid-19, mas é barrada pelo PNI

Apesar da tentativa de furar o cronograma de vacinação contra a Covid-19, a Prefeitura de Xapuri, no interior do Acre, não conseguiu colocar em prática a ideia de vacinar pessoas com idades entre 50 e 54 anos, sem comorbidades. A medida foi questionada pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) do Acre.

Em nota, a Prefeitura de Xapuri informou à população que estaria suspendendo a vacinação, “por orientação do Programa Nacional de Imunização (PNI), no âmbito do Governo do Acre (Sesacre), para o público entre 50 a 54 anos”, contudo, afirma que já informou que dispõe de doses na rede de frio e que quer utilizá-las.

“A Semusa reitera a disponibilidade de doses e diz que já comunicou o Ministério Público (MP) sobre a situação, e posteriormente divulgará um novo cronograma para este público”, completa a nota publicada pela prefeitura da cidade acreana.

A coordenadora do PNI estadual, Renata Quiles, em entrevista ao site G1 Acre, diz que acionou o Ministério Público do Acre (MP/AC) para que a prefeitura de Xapuri continuasse com a ideia de furar o cronograma nacional de vacinação contra a Covid-19. A decisão foi rápida e evitou que a imunização errada prejudicasse outras pessoas.

“Nenhum município tem autorização para vacinação de pessoas sem comorbidades. Xapuri agiu de forma individual e nós já fizemos a intervenção para que o município não levasse isso à diante, porque foge ao Plano Nacional de Operacionalização da vacina contra a Covid-19, ou seja, foge às determinações do Ministério da Saúde”, disse a coordenadora.

35 1