Sem dúvidas, mobilidade urbana e transporte público são dois eixos da administração pública que preocupa os candidatos a prefeitos de capitais como Rio Branco. Nesse sentido, o candidato do Partido dos Trabalhadores, Daniel Zen, quer construir o Terminal Urbano do Segundo Distrito. A proposta está no plano de governo dele apresentado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AC). A partir disso, Zen pretende rever as linhas de ônibus da região.
Daniel Zen pretende fazer uma obra sustentável, utilizando recursos como o uso da energia solar e captação de água da chuva para reutilização. Além disso, pretende-se com o projeto uma espécie de mercado do produtor para servir de “ponto de suporte à logística de transporte e abastecimento dos produtos provenientes dos pequenos produtores, podendo ter uma parte de sua estrutura voltada para a comercialização dos produtos”.
Em outra linha de atuação dentro do transporte público, Zen quer “aprimorar o sistema de transporte coletivo, para que os microterminais sejam alimentados por linhas locais, incluindo veículos menores, que causam menor impacto nas vias dos bairros e permitem maior agilidade, e sejam interligados por linhas tronco alimentadoras nos corredores, dinamizando deslocamentos”.