..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍCIA

Acre alcança maior queda no índice de homicídios do país, revela pesquisa nacional

Acre alcança maior queda no índice de homicídios do país, revela pesquisa nacional

“Mais do que satisfação, esses resultados trazem o incentivo e a certeza que todos os integrantes das forças policiais do Acre ainda podem entregar mais ao estado, pois são competentes e comprometidos naquilo que fazem”. Assim, o titular da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Paulo Cézar Rocha dos Santos, recebeu o último cálculo estatístico do Monitor da Violência, criado pelo G1, que mostra o índice nacional de homicídios, com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal.

De acordo com o estudo, o Brasil teve uma queda de 4,7% nos assassinatos nos primeiros nove meses deste ano, na comparação com o mesmo período de 2020, com o Acre registrando a maior queda no país: -29,7%.

Tecnicamente, o titular da Sejusp voltou a apontar a retomada da disciplina nos presídios, o aumento de recursos (humanos, financeiros, tecnológicos e logísticos), o intermitente combate aos crimes fronteiriços e a integração das forças, como fatores determinantes para os bons resultados.

Segundo o secretário Paulo Cézar, o alcance da efetividade dos pilares estratégicos, por ele elencados, é resultante da retomada do pulso forte do Estado contra a criminalidade, proposta pela gestão do governador Gladson Cameli, a partir de 1º de janeiro de 2019, e pela atuação integral, doada ao Estado, de cada operador do Sistema Integrado de Justiça e Segurança Pública, no período”.

No total, segundo o levantamento, que compila os dados mês a mês, e que faz parte do Monitor da Violência (uma parceria do g1 com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública), o país registrou 30.954 assassinatos nos primeiros nove meses deste ano, 1.517 mortes a menos que no mesmo período de 2020.

Mais números
O Observatório de Análises Criminais do Núcleo de Apoio Técnico (NAT) do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), registrou, no período de janeiro a outubro de 2021, uma queda expressiva nos índices de Mortes Violentas Intencionais (MVI) no estado do Acre, e uma leve redução nos índices de roubo em Rio Branco.

O informativo mensal do MP estadual, publicado em novembro, mostra que, no período de janeiro a outubro de 2021, houve uma redução de 37,3% das MVI no estado e redução de 4% nos roubos ocorridos na Capital, tomando como referência o mesmo período de 2020.