O roubo de um caminhão da empresa Bemol, carregado de produtos para abastecer a filial da loja no Acre, revela que o estado entrou na rota dos roubos de cargas no Brasil. O crime, frequente em outras regiões do país como o Rio de Janeiro, é visto pela Segurança Pública como um sinal de alerta.
Segundo consta o veículo foi interceptado por criminosos na Rua Sanacre, que fica no bairro Santa Inês, região do Segundo Distrito de Rio Branco. Os criminosos renderam os funcionários e os obrigaram a descer.
Em fuga, o caminhão acabou sendo alcançado por policiais militares na Avenida Chico Mendes. Os bandidos então entraram na Travessa Salim Farhat, momento em que acabaram colidido contra um poste da rede elétrica. O grupo se evadiu do local, conseguindo escapar do cerco policial.
Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública aponta que até 2022 o Acre não registrava este tipo de ocorrência, ou seja, o roubo de caminhões com carregamento.
Em 2022, por exemplo, em todo o Brasil, foram registradas 13.089 ocorrências. Os dados são da Associação Nacional de Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística). Esta modalidade de crime tem como objetivo fortalecer o caixa das organizações criminosas, isso porque são produtos fáceis de serem repassados no mercado ilegal.