..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍCIA

Acre reduz em mais de 70% incidência de fugas nas unidades prisionais de todo o Estado

Acre reduz em mais de 70% incidência de fugas nas unidades prisionais de todo o Estado

A nova metodologia e as medidas disciplinares adotadas no sistema prisional acreano têm apresentado resultados positivos. Exemplo disso é a redução de 77,42% no número de fugas de detentos nos presídios do Acre, de acordo com dados do Instituto de Administração Penitenciário do do Acre (IAPEN/AC).

Os dados revelam que em 2020 ocorreram 31 fugas e 18 tentativas de fugas das unidades prisionais, enquanto em 2021 foram registradas 07 fugas e 48 tentativas de fugas.

“mesmo diante do aumento no número de tentativas de fugas, as fugas concretizadas reduziram em 77, 42%, o que demonstra o resultado positivo do trabalho desenvolvido pela equipe de segurança”, avaliou a diretoria do IAPEN.

O Diretor-presidente do IAPEN, Arlenilson Cunha agregou ao resultado os investimentos realizados pelo governo do Acre em tecnologia, implantação de vídeo-monitoramento, reforços nos procedimentos de revista, entre outros.

“Essa redução se dá em decorrência do trabalho do policiais penais agregado aos investimentos em tecnologias como a implementação de corredores de segurança, que usam os cães no espaço entre os pavilhões e as muralhas das unidades. Também tivemos a implantação do circuito fechado de TV para a vigilância com câmeras, acionamento de guaritas nos pontos de muralhas, reforço nos procedimentos de revista e verificação de estrutura, aquisição de armamento e rádio comunicadores. E com isso temos trabalhado para que possamos garantir a cada dia mais condições de trabalho aos operadores de segurança nos presídios, oferecendo capacidação aos nosso 1.124 servidores em diversas áreas desde 2019 garantidno a efetivação de procedimentos de segurança como o Procedimento Operacional Padrão (POP)”, afirmou Arlenilson Cunha.