..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍCIA

Acre registrou mais de 160 assassinatos em 2023, diz levantamento do MPAC

Acre registrou mais de 160 assassinatos em 2023, diz levantamento do MPAC

De acordo com um levantamento realizado pelo Núcleo de Apoio Técnico (NAT) do Ministério Público do Estado (MPAC), entre janeiro e setembro deste ano, o Acre registrou um total de 162 assassinatos. Somente em Rio Branco foram 89 ocorrências desse tipo.

Logo atrás, os municípios de Cruzeiro do Sul e Brasiléia contabilizaram nove casos cada. Em contraste, Acrelândia, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Porto Acre e Santa Rosa apresentaram os menores índices de mortes violentas intencionais, com apenas um caso em cada cidade.

Ainda segundo os dados do MPAC, mais de 92% das vítimas eram do sexo masculino. A faixa etária mais atingida foi a de 30 a 34 anos, com quase 20% dos registros. Cerca de 40% dessas mortes foram atribuídas à guerra de facções, enquanto homicídios motivados por desentendimentos fúteis e ocorrendo durante bebedeiras representaram quase 20% do total; percentual que só aumenta.

As armas de fogo emergiram como o principal meio utilizado nesses trágicos episódios, respondendo por 63% dos casos, seguidas por armas brancas, que representaram 24% das ocorrências.