..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍCIA

Acre teve redução de 25% no número de homicídios e saiu de 2º no ranking de mortes violentas para 9º, diz Monitor da Violência

Acre teve redução de 25% no número de homicídios e saiu de 2º no ranking de mortes violentas para 9º, diz Monitor da Violência

No Acre, conforme o Monitor da Violência, mecanismo do G1 nacional que mostra os números de homicídios nos estados brasileiros, houve uma queda de 25% em mortes violentas nos primeiros quatro meses deste ano em relação a 2018. O estado saiu da 2ª posição no ranking de homicídios para 9º.

Foi a partir do 2º semestre do ano passado que a taxa de homicídios começou a apresentar redução.A queda em 2018 foi de 47,5 mortes por 100 mil habitantes. Uma diminuição de mais de 20% no número de assassinatos em relação ao ano anterior.

Apenas três estados do Brasil, por outro lado, registraram um aumento no número de crimes violentos: Roraima, Tocantins e Amapá.

Segundo o G1, o Monitor apresenta três razões para a queda no número de mortes violentas: Implantação do Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), em que os presos são isolados em salas individuais e são monitorados de forma mais rígida, no Presídio de Segurança Máxima Antônio Amaro Alves em Rio Branco;
Criação de uma delegacia voltada para investigar crimes de homicídio (DHPP); Separação dos presos por facção dentro das cadeias do estado; e constantes operações de revistas dentro dos presídios.

Números no Brasil

O Monitor da Violência mostra que o Brasil registrou uma queda de 24% nas mortes violentas no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados foram disponibilizados por 26 estados e são oficiais. Só o Paraná não informou seus números.