A Prefeitura de Senador Guiomard se manifestou a respeito da Operação Dose de Valores, da Polícia Federal, um desdobramento da Operação Off-label deflagrada esta semana. A administração municipal disse que “não tem informações precisas sobre o que se trata a investigação".
“Por enquanto, informações preliminares dão conta de que os policiais buscam tão somente documentos referentes a processos de compras, provavelmente relacionados a investigações já iniciadas em outras cidades. Estão sendo levantados, na sua maioria, processos bem antigos, de anos anteriores a atual gestão, inclusive”, diz a nota.
O que diz a PF
As diligências integram a Operação Dose de Valores com o propósito de combater associação criminosa mantida para a prática de atos de corrupção de agentes públicos, peculato-desvio de verbas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS) e lavagem de capitais, decorrentes de contratos de fornecimentos de medicamentos e insumos hospitalares.
LEIA A ÍNTEGRA DA NOTA
NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE A PRESENÇA DA POLÍCIA FEDERAL EM NOSSO MUNICÍPIO NO DIA DE HOJE
Na manhã desta sexta-feira, 5 de junho, agentes da Polícia Federal estiveram na sede da prefeitura municipal, como desdobramento de uma operação envolvendo levantamentos iniciados pela Controladoria Geral da União em 2017, no município de Cruzeiro do Sul. Os órgãos investigam processos de compras com recursos da saúde, na sua maioria, em anos anteriores à nossa gestão.
No dia de hoje, foram levantados também documentos dos anos de 2018 e 2019, inclusive dos nove meses de 2019 da gestão interina, quando estive afastado.
Os investigadores coletaram documentos de procedimentos de compras e pagamentos relativos a processos administrativos específicos, indicando tratar-se de investigação já em curso e motivada por problemas em outros municípios e não em Senador Guiomard. Tanto que a operação se realiza ao mesmo tempo em treze municípios do Acre, três do Amazonas, além de Porto Velho (RO) e João Pessoa (PB).
De nossa parte, estamos à disposição para colaborar com os órgãos de controle, na certeza que nossas ações têm se pautado no interesse público e calçado nas melhores práticas de gestão governamental possíveis. Hoje temos uma Controladoria Geral do Município – CGM bem estruturada, dotada de técnicos altamente competentes e vigilantes na proteção dos recursos do município.
Cabe mesmo à Polícia Federal e demais órgãos de controle agir no resguardo dos recursos públicos, particularmente num momento delicado como o que enfrentamos com a Pandemia da COVID-19. Saudamos essas iniciativas e nos colocamos à disposição para o que for necessário.
Aos que festejam momentos como esse, na expectativa de usá-los como bandeira política, só lamentamos que existam pessoas capazes de fazer uso da má-fé, do julgamento prévio e da condenação precipitada.
Temos tranquilidade pela lisura de nossos atos e a consciência de quem trabalha intensamente pelo bem estar de nossa população.
André Maia
Prefeito de Senador Guiomard