Um adolescente de 15 anos, identificado como J. G. de O. C., foi encontrado morto em uma das celas do Centro Socioeducativo de Rio Branco, a conhecida unidade Aquiri, que fica localizado na Rua Manité, Loteamento Santa Luzia, parte alta da capital acreana. O caso aconteceu na noite da última segunda-feira (25).
De acordo com o apurado pelo Notícias da Hora, o adolescente usava uma bolsa de colostomia, devido a uma tentativa de homicídio que João Gabriel teria sofrido alguns anos atrás. Consta que os agentes socioeducativos tinham servido o jantar dos adolescentes internados naquela unidade e estava tudo dentro da normalidade, mas ao retornarem após o jantar, encontraram o adolescente sem vida, com duas blusas enroladas ao pescoço.
Peritos do Instituto Médico Legal estiveram no local e recolheram o corpo para os exames cadavéricos. Acredita-se que o adolescente pois fim a própria vida, uma vez que ele estava sozinho na cela.
NOTA PÚBLICA DO ISE
O Instituto Socioeducativo do Estado do Acre - ISE, informa que um adolescente faleceu nas dependências do Centro Socioeducativo Acre nesta segunda-feira, 25. Pela forma que foi encontrado indica suicídio, pois estava sozinho em um alojamento da enfermaria. Um procedimento administrativo foi instaurado para apurar as circunstâncias do fato.
O adolescente foi encaminhado à unidade socioeducativa, oriundo da Casa Acolhimento Sol Nascente e tinha histórico de uma tentativa anterior, fazia uso de bolsa de colostomia, estava sendo acompanhado e tratado pela equipe de profissionais da área de saúde, inclusive de saúde mental.
A Instituição lamenta profundamente o desfecho trágico e está prestando auxílio aos familiares através de suporte para funeral e sepultamento do adolescente, bem como, apoio psicológico.
Rio Branco - AC, 26 de setembro de 2023.
Mario César Souza de Freitas
Presidente do Instituto Socioeducativo do Estado do Acre - ISE/AC