..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍCIA

Alunos voluntários do curso de formação de conciliadores da Policia Civil participam de mutirão em Porto Acre e Vila do “V”

Alunos voluntários do curso de formação de conciliadores da Policia Civil participam de mutirão em Porto Acre e Vila do “V”

Os conflitos e litígios de menor potencial que chegam as delegacias tem recebido atenção especial e de forma diferenciada pela Coordenadoria de Segurança Comunitária e Pacificação Social (PACIFICAR) enaltecendo o dialogo e mediação como fatores primordiais para realização acordos pacíficos. No ultimo dia 23, sexta-feira, a Policia Civil realizou mutirão de conciliação no município de Porto Acre e Vila do “V”, com 30 atendimentos a processos que vão desde conflitos de acusação de calúnia e difamação a de conflitos agrários.

O mutirão de conciliação do Pacificar foi coordenado pela delegada Lucia Jacoud, com apoio do delegado titular da regional, Nilton Boscaro, e executado pelos 25 alunos voluntários do curso de formação de conciliadores do Pacificar. Os 25 alunos fazem parte do último concurso realizado pela Polícia Civil e se voluntariaram para trabalhar de forma gratuita.

Trata-se de 25 alunos que receberam uma série de atividades teóricas e práticas durante curso de formação de conciliadores, com carga horária de 20 horas aula, ministradas pela delegada de carreira Lúcia

Jacoud. As aulas teóricas englobaram Conflitos interpessoais, Elações com a Segurança, Pública, Rede social, Prática efetiva de mediação comunitária, Enfoque normativo e ético da conciliação, além de Princípios constitucionais na mediação de conflitos.

Os atendimentos de conciliação e pacificação foram realizados pelos 25 voluntários que fazem parte dos agentes de Policia Civil, aprovados no ultimo concurso e que ainda não foram convocados, se pré-dispuseram ao voluntariado da coordenadoria do Pacificar. Para a voluntária Shaiane Alexandra Rodrigues, o Pacificar lhe trouxe experiência única.

“Atendemos um caso que vinha há vinte anos de conflito envolvendo litigio de terras. Ao final de 4 horas de conciliação as partes saíram satisfeitas e o conflito acabou. Estou muito feliz em poder contribuir, pude ver na pratica o bem que esse projeto trás as pessoas e sua importância em preservar o bem maior que é a vida” destacou Shaiane.