As apreensões de drogas feitas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nos últimos dias, com mais de 100 quilos de entorpecentes apreendidos, só reforçam a afirmação feita pelo secretário de Estado de Segurança, José Américo Gaia, de que os meios de produção do lado peruano estão mais próximos da fronteira brasileira.
As operações da PRF foram deflagradas em Capixaba, Senador Guiomard e Rio Branco, evidenciando o corredor do tráfico pelo BR-317, que dá acesso à cidade de Assis Brasil, fronteira com a cidade peruana de Inãpari.
Nas ações, nove pessoas foram presas, sendo uma delas uma mulher, aliciada pelo tráfico de drogas. O material ilícito apreendido na operação era o skunk, a supermaconha. As operações foram deflagradas do dia 30 de abril a 1 de maio.
Além da apreensão de vultuosa quantidade da supermaconha, os patrulheiros apreenderam quatro veículos em situação irregular.
Na primeira ocorrência foi registrada, foram apreendidos, no Km 65 da BR 364, em Senador Guiomard/AC, por volta das 19h30, 61 quilos de skunk e 7 trouxas de cocaína. Durante entrevista foi confirmado que os veículos estavam juntos, sendo dada voz de prisão para todos os envolvidos.
Já em Rio Branco, por volta das 23h02, dois motoristas de ônibus intermunicipal, pararam na Unidade Operacional da PRF, no Km 115 da BR 364, e informaram terem encontrado um saco preto próximo ao local de embarque dos passageiros, e que não encontraram dono. Em seguida perceberam que tratava-se de uma substância análoga a Skunk. Ao realizar a pesagem foi confirmada 1 quilo da substância. A droga foi encaminhada à Polícia Judiciária.
A terceira ocorrência foi entre o Km 175 e Km 144 da BR 317, município de Capixaba, na última quarta-feira (1). A equipe da PRF abordou dois veículos durante fiscalização. Após entrevista preliminar, na busca de um local seguro para efetuar a fiscalização detalhada, a equipe direcionou os veículos para o perímetro urbano de Capixaba, o qual o veículo Fiat/Argo obedeceu a ordem, e o Jeep/Renegade empreendeu fuga, iniciando o acompanhamento tático. Após realizar manobra perigosa o veículo em fuga colidiu com um Ônix, que era conduzido por uma gestante. Esta, de pronto foi socorrida pela equipe, que acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O condutor confirmou que o veículo continha drogas e que estava junto com o Fiat/Argo. Ao verificar foram encontrados 41 quilos de Skunk. Diante das informações, foi dada voz de prisão para os envolvidos e encaminhados à Polícia Judiciária, juntamente com a droga e os veículos.