O município de Xapuri, marcado por conflitos e mortes envolvendo a posse terra e a preservação das florestas, voltou ao noticiário nacional esta semana. A morte do presidente municipal do PSOL, Josimar da Silva Conde, assassinato em um seringal de Xapuri reacendeu o debate sobre a necessidade de uma reforma agrária urgente e séria na Amazônia.
A morte de Josimar da Silva Conde foi noticiada pelos jornais Estado de São Paulo, Valor Econômico, Revista Forum, Congresso Em Foco, Exame, Portal Terra e UOL. Xapuri é a terra do líder sindicalista Chico Mendes, assassinado a mando do pecuarista Darly Alves em 1988. O autor do disparo foi o filho de Darly, Darcy Alves. Eles foram condenados a 19 anos de prisão. O crime chocou o mundo e atraiu para Xapuri os olhares da imprensa internacional.
O presidente nacional do PSOL ao saber da morte de Josimar, pediu uma investigação célere para o caso. "Acabo de ser informado que o presidente do PSOL em Xapuri, cidade do grande Chico Mendes, foi barbaramente assassinado. Nosso companheiro Josimar da Silva Conde também era seringueiro e foi candidato a vice-prefeito pelo PSOL. Exigimos apuração do crime. Chega de impunidade!”, destacou.