A Associação dos Delegados de Polícia Civil do Estado do Acre (Adepol) se posicionou contrária à transferência do delegado José Luís Tonini do comando da Delegacia Geral de Epitaciolândia. Mais ainda, em nota a Associação repudiou a atitude do delegado-geral de Polícia Civil Henrique Maciel e o acusou de expor Tonini ao publicar no Diário fatos ocorridos que estão ainda em fase de investigação.
“A Associação dos Delegados de Polícia Civil do Estado do Acre (Adepol) vem a público repudiar veementemente a vexatória exposição do delegado de Polícia Civil José Luís Tonini, perpetrada pelo delegado-geral da Polícia Civil José Henrique Maciel ao publicar no Diário Oficial do Estado (DOE/AC) no dia 30/06/2023 a portaria de remoção do delegado”, frisa trecho da nota.
Ainda de acordo com o documento, Henrique Maciel teria dado publicidade a fatos ainda em apuração pela Corregedoria Geral, “portanto carecendo de decisão que comprove qualquer ato que desabone a conduta do associado”.
A Adepol diz também que Tonini sempre agiu com “zelo, eficiência e presteza na prestação do serviço público, não obstante as precárias condições ofertadas pela gestão da Polícia Civil”.
Entenda o caso
Luís Tonini foi removido de Epitaciolândia para atuar junto ao Departamento de Polícia da Capital e Interior (DPCI). Na portaria publicada dia 30, Henrique Maciel menciona várias reclamações feitas por órgãos como o Ministério Público do Estado, por meio da Promotoria de Justiça Cumulativa de Epitaciolândia. Neste caso, a Henrique Maciel relata que tem “se tornado corriqueiro a omissão” do aludido Delegado de Polícia em prestar informações requisitadas pelo Poder Judiciário, o que resultou na instauração de Sindicância Administrativa, no âmbito da Corregedoria-Geral da Polícia Civil, segundo informou o Corregedor-Geral”.
Também há reclamações feitas pela Comarca de Epitaciolândia que chegou a requisitar a ida de um outro delegado para terminar os inquéritos em andamento. “O MM. Juízo da Vara Única – Criminal da Comarca de Epitaciolândia requisitou a designação de outro Delegado de Polícia para concluir os inquéritos policiais pertinentes, da Delegacia de Epitaciolândia, em razão da suposta omissão da aludida autoridade policial, para concluir o caderno investigativo, o que resultou na abertura de procedimentos disciplinares na Corregedoria-Geral da Polícia Civil”, pontua o delegado-geral.
O motivo da remoção seria para resguardar a imagem instituição Polícia Civil do Acre. Segundo Henrique Maciel, a saída de Tonini foi sugerida pela Corregedoria da Polícia Civil. “O Corregedor-Geral propôs a remoção do Delegado de Polícia Civil José Luiz Tonini da Delegacia de Polícia Civil de Epitaciolândia, e da nomeação de novo Delegado de Polícia Civil para atuar como titular da unidade policial daquele município, a fim de se evitar que ocorram novas situações como as retratadas nos citados expedientes, que geram desgastes e conflitos institucionais, além de prejudicar a imagem da instituição”.