..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍCIA

Boca do Acre se tornou a terra das milícias na Amazônia, aponta Ministério Público Federal

Boca do Acre se tornou a terra das milícias na Amazônia, aponta Ministério Público Federal

Vizinho ao Acre, o município de Boca do Acre, no Amazonas, aparece no mapa do avanço das milícias no País. Uma investigação do Ministério Público Federal (MPF), coordenada pelo procurador Rafael Rocha, aponta que policiais militares amazonenses atuam na segurança de fazendeiros para a retirada de posseiros, e destruição da floresta amazônica.

“A presença dos policias fardados, com armamento ostensivo, já serve para intimidar as pessoas. Policiais foram cooptados por esse esquema de invasão, ocupação e desmatamento de terras públicas”, diz o procurador do MPF.

A investigação revela, ainda, que os militares são pagos com “novilho de 400 quilos” ou um depósito bancário de R$ 360.

Em um trecho da reportagem publicada pelo O Globo afirma que “um dos PMs, conhecido na cidade como “Morte”, é suspeito de ter atirado no olho de um agricultor que “descumpriu” a ordem de não se deslocar à noite em direção ao território que estava sendo desmatado. Sempre armados, os milicianos circulam pela região com rádios e outros equipamentos da Polícia Militar, mesmo fora de serviço”, diz a narrativa assinada pelo jornalista Marco Grillo.