Passavam das 19:45h de sexta-feira, 23, quando três pessoas, dois adultos e uma criança, foram flagradas, por câmeras de segurança, nas dependências do Parque Chico Mendes, de onde foram furtados 15 jabutis.
A ação delituosa durou cerca de 8 minutos, de acordo com o horário registrado nas imagens.
Às 19:55h, os dois homens e a criança aparece retornando do viveiro dos quelônios. Um dos homens carrega um saco pendurado nas costas enquanto a criança carrega um dos animais na cabeça.
Segundo informações, pessoas conseguem adentrar ao parque pela parte dos fundos, que faz divisa com alguns bairros e loteamentos. Um Boletim de Ocorrência foi registrado pela Secretaria de Meio Ambiente, responsável pela gestão do Parque Chico Mendes.
O coronel Ezequiel Bino, chefe da Casa Militar da prefeitura de Rio Branco, lamentou o ocorrido e disse que providências já estão sendo adotadas para se chegar aos autores do crime, e ressaltou que o mais grave não foi o furto em si, mas o uso de uma criança para a prática delituosa.
"Já foi realizado um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil que já iniciou os trabalhos de identificação dos responsáveis. O furto dos animais é grave, mas o mais grave disso foi a participação de uma criança nesse delito. Já repassamos as imagens para a polícia que agora faz uma análise dos vídeos", destacou Bino.
Vale ressaltar que o parque Chico Mendes, assim como o Horto Florestal e outros pontos da capital estão sob vigilância por monitoramento de vídeo, equipamentos adquiridos por meio do programa Rio Branco Mais Segura.