A Casa do Artesão, que fica em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, foi arrobada e teve itens roubados duas vezes em menos de 48 horas. O espaço reúne produtos produzidos por mais de 50 artesãos da região é fica localizado no centro da cidade, área nobre da capital do Juruá.
Desde 2007, o estabelecimento é um ponto de encontro para quem busca peças artesanais de qualidade. A Casa é um espaço importante para a cultura local e para a economia criativa da região. No entanto, nos últimos anos, o espaço tem enfrentado problemas com arrombamentos.
Na madrugada do último domingo e na madrugada da última terça-feira, o local foi invadido novamente por criminosos, que causaram um prejuízo de cerca de R$ 10 mil. Suspeita-se que os envolvidos sejam os dependentes químicos da região. Há dois anos, o estabelecimento também foi invadido e sofreu o dobro de prejuízo, cerca de R$ 20 mil.
Para tentar reverter a situação e fortalecer a segurança e estrutura do estabelecimento, a equipe de organização do local realizará uma rifa beneficente no dia 19 de agosto. O objetivo é arrecadar fundos para investir em medidas de segurança e evitar que novos arrombamentos ocorram.