..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍCIA

Catarinense e filiado ao PL: quem era o homem que jogou bomba em frente ao STF

Catarinense e filiado ao PL: quem era o homem que jogou bomba em frente ao STF

A identidade do homem que morreu nas  explosões registradas na área externa da Praça dos Três Poderes, em Brasília,  foi confirmada. Trata-se de Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos. 

Wanderley Luiz também era o dono do carro que explodiu em anexo da Câmara dos Deputados  segundo as forças de segurança pública do governo do Distrito Federal.

Francisco Wanderley era de Santa Catarina, filiado ao Partido Liberal (PL) e já foi candidato a vereador no município de Rio do Sul pela legenda. O homem era conhecido pelo apelido de "Tiü França" e teria alertado, em redes sociais, que faria um ataque em Brasília, segundo informações recebidas pela emissora.

Ao longo do dia, Francisco Wanderley Luiz teria circulado pela Câmara dos Deputados , segundo informação dada aos deputados pelo chefe de segurança da Casa.

Conforme divulgado pelo UOL, ele teria se movimentado pelo anexo 4 da Câmara, onde fica localizada a maior parte dos gabinetes dos deputados.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, disse que o autor das explosões é um "suicida".

"Pelas informações da polícia trata-se de um suicida. Estou aguardando novas informações", disse Ibaneis à coluna da Raquel Landim, do UOL.

À jornalista, um ministro do governo, que não teve a identidade divulgada, disse que "ainda é cedo para tirar conclusões". "Ocorreu um ataque, mas não sabemos a motivação. Pode ter sido um desajustado ou um golpista", disse.

Ao portal Metrópoles, porém, testemunhas disseram que o homem jogou duas bombas em direção ao STF e, nisso, uma delas pode ter explodido em sua mão.

A outra explosão foi registrada no Congresso Nacional.

As explosões estão sendo investigadas pela Polícia Militar do DF. A Polícia Federal também entrou no caso após pedido do Supremo Tribunal Federal (STF).

O caso 

Duas explosões fortes atingiram a área externa da Praça dos Três Poderes, em Brasília,  e deixaram uma pessoa morta.

Conforme a CNN, uma das explosões veio de um carro que estava próximo ao anexo IV na Câmara dos Deputados, enquanto a outra foi próxima ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Equipes do Corpo de Bombeiros e militares especializados em explosivos foram acionadas para o local. De acordo com informações preliminares, o corpo da vítima foi encontrado na calçada, próximo à Praça dos Três Poderes.