..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍCIA

Com mais de 3 mil ocorrências de roubos e furtos de celulares, apenas 253 aparelhos foram recuperados em 2024

Com mais de 3 mil ocorrências de roubos e furtos de celulares, apenas 253 aparelhos foram recuperados em 2024

Foram registradas no Acre 3.286 ocorrências policiais, em 2024, sobre os crimes de furto e roubo de celulares. Os dados são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, edição 2025. Em 2023, esse número absoluto foi maior: 3.9762 ocorrências dessa natureza. Comparando os dois anos, houve uma ligeira queda de -17,7%. Enquanto que a variação nacional foi de -12,6%.

Dos 3.785 aparelhos roubados e furtados em 2024, apenas 253 foram recuperados pelas polícias. Ou seja, um número muito pequeno diante da quantidade de aparelhos subtraídos das vítimas.

As informações do Anuário permitem compreender a existência de uma ‘máfia’ que alimenta esses tipos de crimes no estado.

“O desafio, no entanto, é que, se o tema entrou na agenda e estruturou um conjunto significativo de programas e ações específicas, os dados sugerem que ainda há muito o queser feito para que o Estado consiga enfraquecer as cadeias econômicas e criminais que exploram tal modalidade delituosa. Se os dados de ocorrências de furtos e roubos sinalizam para uma queda de registros, o que é sim uma boa notícia, o número de registros de recuperação de celulares pela polícia e devolução para seus legítimos proprietários oscila bastante e parece indicar limitações na capacidade de processamento e investigação de tais casos pelo Poder Público. Essa deveria ser uma agenda a ser priorizada”, afirmam os pesquisadores.

O estado do Acre aparece na lista dos seis estados (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro) que registrou a existência de programas estaduais de recuperação de celulares, de forma isolada, em 2025.