A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) emitiu um alerta preocupante sobre um golpe que está sendo aplicado no Acre, no qual criminosos estão se aproveitando do nome do Programa Voa Brasil, uma iniciativa do governo federal, para fraudar cidadãos, capturando dados pessoais.
O Programa Voa Brasil, que visa oferecer passagens aéreas a preços reduzidos, encontra-se ainda em fase de ajustes finais e não possui regras definitivas para a participação. O Ministério dos Portos e Aeroportos esclareceu que não está realizando cadastros nem solicitando qualquer pagamento para inclusão no programa.
O Procon/AC ressalta que o único método válido para se cadastrar no Programa Voa Brasil é por meio do aplicativo oficial disponibilizado pelo governo, e que as pessoas evitem clicar em links de sites, redes sociais, e-mails ou SMS, uma vez que os golpistas tendem a criar sites falsos com aparência semelhante aos legítimos.
O órgão também orienta os cidadãos a denunciar quaisquer mensagens suspeitas relacionadas a passagens aéreas ou cadastros por meio dos canais de atendimento do órgão. Estes canais estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, e incluem o Disque Denúncia 151, o telefone 3223-7000, o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e a plataforma de atendimento online: consumidor.gov.br.