Os advogados de Sidney Sanches Zamora e Sidney Sanches Zamora Filho, acusados de expulsar famílias em Lábrea, sul do Amazonas, emitiram um comunicado sobre o recente incidente. A defesa alega que Sidnei S. Zamora, dono da Fazenda Palotina, adquiriu a propriedade legalmente em 1985, enfrentando invasões desde 2016.
"A invasão é objeto de ação judicial com quatro decisões de reintegração de posse, reconhecendo a legitimidade da posse de Sidnei Zamora. Apesar disso, o grupo invasor, liderado por Paulo Sérgio e Haroldo, desafiou a ordem judicial, resultando em confronto no dia 06/12/2023", diz a nota.
De acordo com os advogados, no episódio, Sidnei, de 73 anos, confrontou um grupo armado, sofrendo ameaças que levaram a problemas de saúde. Em legítima defesa, Sidnei e seu filho, armado legalmente, efetuaram um disparo de alerta, levando os invasores a se retirarem antes da chegada da polícia.
A defesa ressalta que a Lei nº 11.952/2009 impede assentamentos em áreas de conflito possessório e promete investigar as declarações irresponsáveis de servidores do INCRA que possam ter alimentado a invasão.
"Sidnei reitera seu compromisso com a Justiça, afirmando agir dentro da legalidade. Os invasores, incluindo Paulo Sérgio e Haroldo, enfrentam processos criminais relacionados à invasão e desmatamento ilegal", conclui a nota.