A reação do crime organizado foi imediata. Dois homens foram executados a tiros nesta quarta-feira (17) após a realização da Operação Cavalo Tróia da Polícia Federal em parceria com o Gaeco que prendeu membros do Comando Vermelho e conduziu advogados para prestar esclarecimentos na sede da PF.
Elizeldo de Freitas Xavier, de 24 anos, foi assassinado com três tiros no ramal Adauto Frota, na BR-364, na zona rural de Rio Branco.Segundo informações da polícia, Elizeldo e seu irmão Eliésio estavam tirando mandioca quando dois homens chegaram numa moto Biz e efetuaram vários tiros.
Elizeldo foi atingido com três disparos, um na cabeça, um segundo no braço e outro no peito. Eliésio saiu ileso porque fugiu correndo entrando na mata. De acordo com a polícia, Elizeldo era morador da Sapolândia, bairro que chegou a ser invadido por criminosos armados em confronto por território.
A vítima tinha passagem pela polícia por roubo e seria integrante da facção criminosa Bonde dos 13. A Polícia acredita que a motivação do crime é a sangrenta guerra de facções que vem espelhando medo nas comunidades que são alvo de disputa pelos prontos de tráfico de drogas.
A segunda execução aconteceu no bairro Canaã. A vítima é Railson Mesquita da Silva, de 19 anos. Ele foi assassinado com quatro tiros. O crime teve como palco a rua Durval Camilo. Railson estava trafegando na sua bicicleta, dois homens numa moto se aproximaram e um dos criminosos puxou uma arma abriu fogo.
Railson Mesquita ainda correu numa tentativa de fugir dos assassinos, mas caiu e foi atingido com tiros na cabeça e no peito. Os acusado fugiram do local. Os policiais suspeitam que o crime tenha sido em decorrência da guerra entre Comando Vermelho e Bonde dos 13. A Polícia Civil segue nas investigações.