..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍCIA

Em podcast delegada diz que crime de capacitismo ainda é muito frequente no Acre

Em podcast delegada diz que crime de capacitismo ainda é muito frequente no Acre

A convidada do podcast Conversa Franca desta segunda-feira, 4 de Abril, foi a delegada de polícia, titular do município Manoel Urbano, e que também responde por Santa Rosa do Purus, Mariana Gomes. A delegada abordou um tema pouquíssimo conhecido pela sociedade, que é o crime de capacitismo, onde o conceito vem, ainda que vagarosamente, ganhando destaque nas mídias sociais e em rodas de conversas e debates, mas o caminho para a sua ampla divulgação ainda parece longo.

Durante o podcast, a delegada Mariana citou alguns exemplos dos crimes que ainda são comuns e praticados em nossa sociedade contra as pessoas com deficiência.

“ Nós temos no Estatuto da Pessoa com Deficiência e a gente chama de estatuto de inclusão quatro crimes. Mas temos várias leis que eu te falei. Eu trouxe várias leis aqui e acerca dos direitos e deveres das pessoas com deficiência. Mas são quatro crimes que a gente trabalha, que é mais comum no Estatuto, é praticar a discriminação, um ato de preconceito pelo fato daquela pessoa ser deficiente, praticar discriminação, praticar preconceito”, disse a delegada.

Mariana Gomes citou um crime comum e muito praticado no Acre que é a retenção do cartão de benefícios de uma pessoa com deficiência.

“Outro crime muito comum é que as pessoas não têm conhecimento e quando se retém o cartão da pessoa com deficiência, que é a pessoa com deficiência, ela tem direito ao auxílio e a pessoa retém, por exemplo, a reter aquele cartão. Eu vou ficar pegando, falando de forma mais legal possível, aquele dinheiro daquela pessoa e desviando, se apropriando de bens, proventos da pessoa com deficiência”, comentou a delegada.

Assista a todo este bate papo pelo nosso canal do YouTube através do link abaixo: