O número de notas falsas de dinheiro circulando no comércio de Sena Madureira está chamando a atenção das autoridades que apuram se houve um derramamento de notas falsificadas na cidade, o que é crime. Os registros já foram feitos em vários bairros da cidade, na última semana.
Uma das empresas prejudicadas é do setor de alimentação. Uma mulher teria comprado comida e pagado a conta com uma nota falsa de R$ 50,00. O golpe só foi descoberto horas depois, na hora de fechar o caixa do dia. O empresário deu entrevista à imprensa local, e divulgou o caso, para outras empresas tomarem precauções.
“Na hora não deu pra perceber porque eu estava atendendo outros clientes. Então, passei o troco e ela foi embora. Depois é que notei que tinha sido enganado. É difícil porque a gente trabalha com tanto sacrifício e ainda tem pessoas fazendo isso”, comentou o dono do restaurante.
O capitão Fábio Diniz, da Polícia Militar, dá orientações sobre com se portar diante de casos semelhantes. A sugestão é de redobrar os cuidados e conferir bem as notas que forem entregues nos balcões, pelos clientes. Isso reduz o prejuízo na maioria dos casos.
“Orientamos à população, aos comerciantes, que tenham cuidado. Por enquanto, temos apenas informes. Assim que tivermos algo concreto, materialidade, apreensão dessas cédulas, vamos comunicar à Polícia Civil para investigação mais apurada desses fatos. À medida em que houver comprovação, quem está promovendo tal prática responderá por estelionato bem como por falsificação”, explicou.
A falsificação é crime previsto pelo artigo 289 do Código Penal, com pena prevista de 3 a 12 anos de prisão. Quem tentar colocar uma cédula falsa em circulação depois de tomar conhecimento de sua falsidade, mesmo que a tenha recebido de boa fé, pode ser condenado a uma pena de 6 meses a 2 anos de detenção.