A Delegacia de Polícia Civil de Tarauacá abriu um inquérito para investigar a morte de Marcos de Souza Mesquita, de 21 anos, no bairro Triângulo, região conhecida como "Invasão do Zequinha", nesta quarta-feira, 21, em Tarauacá (AC). A morte de Mesquita vem causando polêmica na cidade.
De acordo com informações de populares, Marcos Mesquita teria avançado com um terçado para cima do PM durante uma invasão de terra, ao perceber que Mesquita estava alterado e não queria negociação, o militar pediu ajuda de uma equipe da polícia que atendia uma ocorrência próxima ao local.
Segundo informações da polícia, para não ser ferido, o militar revidou a agressão e atirou duas vezes.
O comandante da PM da cidade, tenente José Carlos Mendonça, informou que Marcos Mesquita estaria invadindo um terreno particular quando o filho do dono da terra, que é PM, tentou conversar com ele, mas sem sucesso.
"Quando eles chegaram, conversaram com o rapaz que estava meio alterado. Ele estava com uma roçadeira, deixou na beira da rua, saiu e quando veio já foi com um terçado", relatou o tenente.
Ainda segundo o comandante, os militares pediram para Mesquita parar, mas ele continuou avançando em direção à equipe. "Foi o jeito utilizar dos meios que estavam à disposição para neutralizar ele. Foi chamado o Samu, mas, quando o atendimento chegou, ele já tinha morrido", falou.
Mendonça afirmou que foi aberto procedimento interno para apurar a conduta dos policiais. A equipe também se apresentou e prestou os esclarecimentos necessários sobre a ocorrência.