O procurador-geral de Justiça Danilo Lovisaro disse, durante audiência pública na Assembleia Legislativa do Acre, para se discutir o Orçamento de 2024, que um dos principais programas do Ministério Público para o próximo ano é o combate às facções criminosas. Ainda em sua fala, ele mencionou que 500 pessoas são denunciadas por ano por integrar facção criminosa.
“Atualmente estamos com cinco programas aqui na nossa proposta, estratégicos, um deles é o de Fortalecimento da Atuação para Prevenção e Combate à Criminalidade. A que se reflete muito as nossas ações que são capitaneadas pelo Gaeco, o grupo de combate ao grupo organizado, o nosso enfrentamento às facções criminosas que atuam no nosso estado, infelizmente, no Brasil inteiro. O número é bastante elevado, mas em torno de 500 pessoas são denunciadas, por ano, por integrar facções criminosas no nosso estado. Em 2021, foram denunciadas 1.002 pessoas”, disse Lovisaro.
Ainda de acordo com o procurador-geral, o índice de condenações das pessoas que integram facções criminosas é de 99%. “Uma atuação extremamente eficiente”, ao se referir ao trabalho do Ministério Público Estadual.
Ele completou que as ações do MPAC foram alinhadas com as diretrizes e metas do governo do Acre. “Nós tivemos o cuidado de alinhar os nossos documentos internos com as diretrizes e as metas do governo do estado do Acre. Dentre ela a agenda Acre 10 Anos que é um plano do estado”.