O comandante da Polícia Militar do Acre, coronel Ulysses Araújo, cutucou a bancada federal do Acre em Brasília pela não destinação de verbas à Segurança pública do Estado em 2020. A declaração de Ulysses foi dada em um vídeo da página Polícia 190, do publicitário Eduardo Haddad, no Facebook.
O coronel relembrou que a Segurança é um setor essencial e que deve, portanto, ter uma atenção diferenciada pelos políticos locais, especialmente os que criam as leis.
"Ainda temos que falar de uma outra situação: pedir o apoio do nossos políticos, dos nossos deputados, dos nossos senadores, dos nossos deputados federais, estaduais, para que destinem verbas para a segurança. Esse ano a bancada federal não destinou verba para a segurança. Nós precisamos que vocês tenham esse olhar."
Ulysses cobrou ainda regras eficazes contra a criminalidade e relembrou a aprovação da Lei de Abuso de Autoridade que "amarra a polícia" e beneficia bandidos.
"Nossas leis são fracas, protegem bandidos. Nós temos que mudar essas leis para que as pessoas que comentem crimes constantemente possam realmente ficar presas e evitar o cometimento de novos delitos, principalmente crimes contra a vida, que tem ocorrido também."
O vídeo que traz as declarações do comandante da PM do Acre mostra uma ação sob o comando dele com abordagens, realização de barreiras e policiamento com motocicleta em diferentes bairros de Rio Branco.