..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍCIA

Ex-secretário de saúde de Tarauacá, Dey Martins é alvo da PF por compra de votos

Ex-secretário de saúde de Tarauacá, Dey Martins é alvo da PF por compra de votos

O ex-secretário de Saúde de Tarauacá, Dey Martins, é um dos alvos da Polícia Federal, nesta quarta-feira, dia 25, numa ação que apura a compra de votos com dinheiro público nas eleições de 2020.

Martins era secretário na gestão da ex-prefeita Marilete Vitorino, que entregou a chave da cidade no dia 31 de dezembro de 2020 a Lucinéia, que é esposa do deputado federal Jesus Sérgio. Além da casa do ex-secretário, a residência da mãe dele também foi visitada pelos policiais federais.

Outro ex-secretário de Saúde da prefeitura, antecessor de Martins, também foi alvo da operação. Um vereador da cidade, além de outro servidor, também foram visitados pela PF, que busca provas documentais de que os alvos cometeram crime eleitoral nas últimas eleições.

Segundo a Polícia Federal, descobriu-se um esquema de compra de votos operado por associação criminosa formada pelo vereador, dois ex-secretários de saúde e um servidor público municipal. O grupo negociava votos com eleitores para os cargos de prefeito e vereador.

A trama delituosa era concretizada pelos candidatos quando entregavam aos eleitores vantagens diversas como dinheiro, passagens rodoviárias, gêneros alimentícios, dentre outros itens utilizados para a compra do voto. Durantes as diligencias policiais, verificou-se que parte dos recursos utilizados na compra de votos era oriundo do cofre público, o que também caracteriza o crime de peculato.