A equipe do Centro Socioeducativo Aquiry, em Rio Branco, divulgou uma nota de repúdio contra a mãe e a irmã de um adolescente que está sob custódia na unidade.
Segundo a nota, a família tem demonstrado constantemente desrespeito, hostilidade e constrangimento à equipe de segurança e técnica, chegando ao extremo de agredir um agente socioeducativo e a assistente social, além de fazer várias ameaças.
A nota afirma que essas ações são inaceitáveis e comprometem a segurança e o ambiente de trabalho dos profissionais que se dedicam ao cuidado e ressocialização dos adolescentes.
A equipe também relata a urgente necessidade de intervenção das instituições responsáveis diante das atitudes graves protagonizadas pela mãe e irmã do adolescente internado.
Um boletim de ocorrência foi registrado, documentando as agressões contra o agente socioeducativo e as ameaças aos agentes socioeducativos e à equipe técnica, especialmente à assistente social. A equipe solicita a atenção das autoridades competentes para que medidas cabíveis sejam tomadas visando a segurança da equipe e a manutenção da ordem no Centro Socioeducativo Aquiry.
A nota ressalta que é imperativo garantir um ambiente seguro para a execução do trabalho socioeducativo e para o bem-estar do adolescente em processo de ressocialização.
O Centro Socioeducativo Aquiry é uma unidade de internação provisória e definitiva para adolescentes em conflito com a lei, que cumprem medidas socioeducativas de restrição e privação de liberdade.