O Procon e a Vigilância Sanitária apresentaram o resultado da fiscalização realizada nesta segunda-feira (8) no Supermercado Mineirão, rede do varejo e atacado localizada nas antigas instalações do Makro, na Via Verde, em Rio Branco. Foram apreendidos cerca de duas toneladas de produtos como frango, carne, linguiça, camarão, batata frita e pão de queijo que eram armazenados de forma inadequada em temperatura abaixo da recomendada e em condições inapropriadas para o consumo.
A fiscalização é resultado de denúncias feitas por consumidores sobre a comercialização de alimentos impróprios.
Também foi constatado falhas nos maquinários do setor de frios e congelados. Alguns produtos apresentavam violações em suas embalagens e alimentos refracionados que estavam sem a identificação do produto de origem, além dos rótulos não constarem as informações nutricionais.
"Os gêneros alimentícios ofertados em qualquer estabelecimento devem estar condicionados em estruturas constantemente higienizadas, onde o produto exposto ao consumidor, sigam os devidos padrões de conservação, refrigeração ou congelamento, para evitar qualquer dano a saúde da população, principalmente neste período que vivenciamos e a pandemia da Covid-19", alertou o diretor-presidente do Procon, Diego Rodrigues.
Os alimentos apreendidos foram descartados na Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos da capital.
Todas as informações coletadas pelos órgãos fiscalizadores estão sendo repassadas para o MPAC para adoção de medidas legais. O estabelecimento atacadista segue o prazo de 10 dias para se defender da autuação.