O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, por meio da Portaria MJSP Nº 661, de 19 de abril de 2024, autorizou nesta segunda-feira (22) o emprego da Força Nacional de Segurança Pública para atuar em apoio ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, durante os eventos relacionados à segurança do Concurso Público Nacional Unificado. A ação ocorrerá no Município de Cruzeiro do Sul, no Acre, no período de 3 a 6 de maio de 2024.
A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (22). Segundo o documento oficial, o objetivo principal é garantir a ordem pública e a incolumidade das pessoas e do patrimônio durante o período do concurso. Além disso, a operação da Força Nacional contará com o apoio logístico do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, que deverá fornecer a infraestrutura necessária para o efetivo cumprimento da missão.
O contingente a ser disponibilizado pela Força Nacional obedecerá ao planejamento estabelecido pela Diretoria da instituição, vinculada à Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A ação será coordenada em articulação com os órgãos de segurança pública do Estado do Acre, sob a supervisão da Polícia Federal.