..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍCIA

Força Nacional vai barrar entrada de imigrantes no país pelo Acre

Força Nacional vai barrar entrada de imigrantes no país pelo Acre

A Força Nacional vai atuar por até 60 dias para conter a entrada ilegal de imigrantes pelas fronteiras que estão na faixa territorial do estado. A portaria, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, foi publicada nesta quinta-feira, dia 18 e vale pode ser prorrogada por igual período.

A situação na fronteira do Brasil com o Peru, em Assis Brasil, está a cada dia mais tensa: Após dois dias de conflitos, o Exército peruano foi acionado para fortalecer a contenção dos cerca de 450 imigrantes que estão acampados desde o final de semana passado sobre a Ponte da Amizade, que liga a cidade ao município de Iñapari.

Com a fronteira fechada desde março de 2020, por conta da pandemia de coronavírus, o acesso de turistas pela ponte está proibido. Dessa forma, os imigrantes foram barrados e houve momentos de tensão entre os estrangeiros que tentavam sair do Brasil e os militares peruanos, que montaram uma barreira humana na cabeceira da ponte.

O prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia (PT/AC), explicou que a cidade recebeu um reforço de policiamento do Grupo Especial de Fronteira da Polícia Militar, o que possibilitou a redução da tensão entre peruanos e imigrantes, situação que preocupava as autoridades municipais e a própria população.

“Desde sábado que eles estão aqui na cidade, em resposta a uma solicitação feita à Secretaria de Segurança Estadual. Esse foi praticamente o principal reforço que tivemos diante da situação, que se agravou nesse domingo com a ocupação da ponte por parte dos imigrantes. O grupo tem tomado a liderança com um trabalho de excelência, inteligência e articulação com os imigrantes e policiais do Peru”, avaliou o prefeito.