Uma equipe da Força Tática do Primeiro Batalhão da Polícia Militar agiu rapidamente e prendeu na tarde de quarta-feira, 6, uma quadrilha suspeita de planejar um assalto no ramal Polo Geraldo Mesquita, localizado no km 08 da estrada AC-90, conhecida como Transacreana.
O alerta para a ação policial foi dado por um comerciante que, ao passar pelo km 60 da AC-90, notou a atitude suspeita dos ocupantes de um veículo. Sem sinal de telefone no local, ele precisou deslocar-se até as proximidades do km 18, onde finalmente conseguiu entrar em contato com o Centro de Operações Policiais Militares (COPOM) para relatar o ocorrido.
Com base nas informações recebidas, uma guarnição da Força Tática foi enviada imediatamente ao local indicado. Os militares avistaram um veículo Ford Focus de cor escura, com quatro ocupantes, que coincidia com a descrição feita pelo comerciante. Ao dar voz de parada, dois dos suspeitos tentaram resistir à abordagem, mas os policiais, treinados para situações de alto risco, conseguiram deter os indivíduos e proceder à revista.
Durante a busca pessoal, foi encontrado um revólver calibre 38 com Wenderson da Silva Carvalho, de 30 anos. Junto a ele estavam Flávio Barbosa da Silva, de 25 anos, Valcemir Teixeira da Silva, de 29 anos, e Evandro Paes da Silva, de 38 anos. A polícia verificou que Wenderson e Valcemir possuem antecedentes criminais por tráfico de drogas na capital Porto Velho, e Flávio inicialmente tentou se passar por outra pessoa, afirmando ter apenas 19 anos, na tentativa de esconder seu histórico criminal.
O comandante da patrulha, tenente Eliabe Rodrigues, destacou a importância de manter a equipe bem treinada para responder com agilidade em situações como essa, que resultou na prisão dos quatro suspeitos. Após a abordagem, todos foram encaminhados à Delegacia Central de Flagrantes (DEFLA) e estão à disposição da Justiça para as devidas providências.