..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍCIA

Forças de Segurança desmentem denúncia de invasão à Aldeia Katukina no interior do Acre

Forças de Segurança desmentem denúncia de invasão à Aldeia Katukina no interior do Acre

O Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), informou que a denúncia sobre uma suposta invasão na Aldeia Katukina, localizada na Terra Indígena Rio Gregório, em Tarauacá, não se confirmou.

A operação foi desencadeada após um chamado recebido na noite de quarta-feira ,27, mobilizando uma força-tarefa que chegou ao local na manhã desta quinta-feira, 28.

Equipes das Forças de Segurança, compostas por policiais federais, militares, civis e integrantes do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), foram deslocadas para a região, que é de difícil acesso. Após conversas com indígenas e lideranças locais, foi constatado que não houve nenhum ataque externo à comunidade.

A Terra Indígena Rio Gregório, onde vivem os povos Katukina e Yawanawá, abrange uma área de 188.329 hectares. Apesar da complexidade do deslocamento até a área, o Estado destacou a agilidade da resposta e a integração das forças envolvidas, reforçando o compromisso com a segurança de comunidades indígenas.

"A coordenação da ação foi da Polícia Federal, enquanto o governo estadual atuou de forma subsidiária, oferecendo suporte logístico e de pessoal", afirmou o secretário de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia.